Reunião Tunas do Paraná – 24/06/2015

IMG_20150624_170120-2

 

A equipe da ITCP esteve presente em Tunas do Paraná no dia 24/06/2015 para reunião com associados da APROTUNAS. Além disso, contou com a presença de mais algumas pessoas que tem a intenção de entrar para a Associação.

Abordamos a importância da organização que os associados precisam ter para manifestar assim os princípios de autogestão e economia solidária. A não execução do projeto do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA – pela Associação acabou desestimulando os produtores por decorrência da possibilidade de descontinuidade da política pública. Por isso, fomos fazer o resgate das conquistas já alcançadas pela Associação além PAA, desde estruturas e maquinários concedidos, até as ações e eventos que ocorreram por consequência da organização da APROTUNAS. Abordamos também os valores subjetivos, individuais e coletivos, que as pessoas que trabalham em prol da Associação acabam incorporando: “…nós, enquanto associação, somos quem devemos ir até a prefeitura exigir os direitos que são nossos…” disse um dos associados.

Para isso, elegeu-se algumas prioridades de ações e a organização para desenvolve-las. O PAA foi retomado, dados os recursos disponibilizados, bem como a certa liberação da nova tabela de preços para o calendário agrícola 2015/2016. Foram encaminhadas mais duas reuniões, em Curitiba e Cerro Azul, para encaminhamento do projeto do PAA.