Palestra “Resíduos Sólidos” e 5º Giro de Estudos Brasil- Chile

DSCN2166
Palestra:“Resíduos Sólidos: A visão do movimento nacional dos catadores”

Nesta segunda-feira (21) ocorreu no anfiteatro do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná a palestra: “Resíduos Sólidos: A visão do movimento nacional dos catadores” ministrada por Carlos Alencastro Cavalcanti, representante do MNCR-Movimento Nacional de Catadores de Materiais recicláveis.

Durante o evento, Cavalcanti contou sua trajetória de vida e como veio a tornar-se representante do movimento que tem como principal objetivo criar com princípios da organização social e produtiva, sociedades justas e sustentáveis a partir do trabalho e companheirismo entre os catadores e suas famílias.

5º Giro de Estudos Brasil- Chile com alunos da cidade de Putaendo
5º Giro de Estudos Brasil- Chile com alunos da cidade de Putaendo

A iniciativa foi promovida pela ITCP/UFPR- Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Programa de Extensão Universitária que visa promover a cidadania através de ações cooperativas e associativas através da Economia Solidária e organização comunitária. Participaram deste 5º Giro de Estudos Brasil- Chile, alunos do Colégio Cervantino, da cidade de Putaendo, como também técnicos da Unidade de Meio Ambiente da UFPR, alunos de graduação, mestrado e doutorado da universidade nas mais diversas áreas do conhecimento, possibilitando uma troca de experiência entre a visão acadêmica e avisão dos movimentos sociais sobre o tema. Após a palestra os participantes debateram e tiraram suas dúvidas com o palestrante quanto à cadeia produtiva, legislações vigentes, novos projetos e a inclusão da reciclagem na economia solidária, além das perspectivas sobre o segmento que estão surgindo em todo o país.